EXALTAÇÃO AOS YOKANAÃS
23 de junho de 2020QUARENTENA 2020 – UM RELATO
7 de julho de 2020RESSIGNIFICANDO A ANCESTRALIDADE
Loja Virtual
Palestra 04 (30/06/2020)
Por Adriana Aranha, Sacerdotisa da Ordem Beth e Membro Ativo da CMB
Amados Irmãos, como tema dessa nossa conversa tentarei trazer luz a alguns pontos importantes sobre a Ancestralidade. Que está relacionada ao nosso passado, todos sabemos, mas como ela pode interferir diretamente em nossa vida?
Todas as sabedorias ancestrais honram os antepassados como mestres, reconhecendo seus saberes, práticas, experiências, sucessos e desafios. As Cosmovisões que mais fortemente aplicam isso no dia a dia são:
– Indígena – “se as pessoas não tiverem vínculos profundos com a sua memória ancestral, vão ficar loucas nesse mundo maluco que compartilhamos”, Ailton Krenak.
– Africana – nas tradições de matrizes africanas, a vida não se finda com a morte. Olodumaré, O Ser Supremo dos Yorubás, oferece aos homens a imortalidade e o culto aos ancestrais.
– Xamanismo – segundo os preceitos do Xamanismo os ancestrais estão presentes nos nossos genes.
– Espiritismo – “a família é uma constelação, na qual o pai é o Sol, a mãe é a Lua e os filhos são os astros que circulam em torno deste conjunto. Os demais familiares são os asteroides”, Divaldo Franco.
A ciência profana afirma que nosso DNA traz uma herança genética de cada antepassado que viveu aqui. Nossas células têm uma capacidade de memória, também já comprovada. Logo, podemos dizer que todo o nosso corpo traz memórias ancestrais e
estas sim têm a capacidade de nos influenciar positiva ou negativamente. É como se fosse um fio que nos conecta com o passado a partir de nossos pais.
Já a Ciência Espiritual vai além, se estas memórias são capazes de afetar nosso Físico (corpo mais denso que existe em nossa composição) como podemos não acreditar que atinjam também os corpos mais sutis? Quem nunca ouviu de algum parente, que fulano tem o mesmo jeito, mania ou talento de um antepassado?